quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RECORDAÇÕES DE INFÃNCIA

REFLEXÕES – DIVAGANDO

Educação!...onde estás/onde andas/ por onde paras? !...
Recordações de infância

Ai!..., que saudades eu já tinha, (já tenho) da minha pobre… "escolinha" onde, com a colaboração de meus pais, aprendi…:
A NÃO SER ANALFABETO:
  • a ler, escrever e contar…;
  • a ler e interpretar correctamente todos os textos;
  • a escrever correctamente a minha língua, sem erros ortográficos;
  • a redigir cartas, documentos, etc., com correcção sintáctica e verbal;
  • a tabuada, as quatro operações com números inteiros, decimais e “quebrados”;
  • a resolver problemas de aritmética com uma, duas, três ou quatro e mais operações;
  • a conhecer a natureza, o corpo humano, as plantas e os minerais;
  • a conhecer a  Geografia de Portugal;
  • a conhecer a História do meu País, com exemplos de heroicidade, de dignidade, de nobreza de carácter, de honra, de lealdade, de solidariedade, de santidade, de amor  à Pátria…
  • a conhecer o valor da palavra dada, da verdade, da solidariedade, da amizade, da lealdade, da firmeza de carácter, da dignidade e honra pessoal;


A RESPEITAR:
  • os pais, os avós e todos os membros da família;
  • os padrinhos;
  • os mais velhos e idosos;
  • os senhores professores;
  • os senhores padres;
  • os mais humildes e indigentes;
  • as autoridades civis e religiosas;
  • o Presidente da República e os membros do Governo;
  • os animais;
  • os passarinhos;
  • os ninhos dos passarinhos;
  • as árvores e as plantas;
  • a Bandeira e o Hino Nacional;

A AMAR:
  • a Deus;
  • os pais e familiares;
  • todos os seres humanos, sem distinção de cor, raça ou etnia;
  • a Pátria;

A REPUDIAR:
  • a mentira e a falsidade;
  • a deslealdade e a traição;
  • a mexeriquice, a coscuvilhice e a intriga;
  • a inveja;
  • o ódio;
  • a falta de palavra;
  • a indignidade;
  • a falta de carácter;
  • os atropelos ao próximo para proveito próprio;


Louvado seja Deus, pelos Pais e professores que me deu !

Viana do Castelo,15 de Fevereiro de 2010


Vafonso


Sem comentários:

Enviar um comentário